sábado, 13 de março de 2010

O que faz falta é cidadania política DENTRO dos partidos

Há cada vez mais cidadãos que querem exercer uma cidadania política activa. Afinal, os partidos e políticos não estão a conseguir dar as respostas que o país precisa e sentimos que estivemos demasiado tempo passivos face ao declínio do nosso País.
Mas o discurso dominante por um largo espectro de cidadãos inconformados ...é "temos de procurar novas formas de cidadania política", os "partidos estão gastos", "é preciso alternativas ao partidos".
Este discurso conduz a uma ineficácia política total, deixando tudo mesma, isto porque, não há democracia sem partidos e é nos partidos que os cidadãos podem influenciar directamente os destinos do país, escolhendo os seus líderes, e influenciando as suas políticas.
A verdade é que
o declinio dos partidos é consequencia directa do abandono a que estes foram votados nos ultimos 25 anos pelas gerações qualificadas que hoje fazem este diagnóstico.
Nós deixamos cair a participação dentro dos partidos para níveis insustentavelmente baixos, com os resultados que estão à vista (partidos fechados, guiados por interesses particulares etc...) Em parte alguma do mundo pode haver partidos de abertos, modernos, qualificados, com ideias, e com pessoas empenhadas no interesse geral e na próxima geração, sem uma grande base de cidadãos que exerçam a sua cidadania política dentro desses partidos.
O que precisamos é de exercer a nossa cidadania política DENTRO dos partidos, o esperado de qualquer sociedade democrática desenvolvida, para lá dentro, eleger os melhores, afastar os piores, mudar o que está mal, trazer ideias e influenciar a agenda política.
É isto que é esperado de uma cidadania politica activa. É isto que temos de ensinar às novas gerações e aos nossos filhos. É para esta nova forma de pensar e actuar que temos de mudar, se queremos dar um melhor rumo ao país.