domingo, 6 de outubro de 2013

A maior vitória de Rui Moreira, que está para vir

Há 30 anos atrás, um grupo relevante de cidadãos, descontentes com os partidos decidiu avançar e criar um novo partido, o PRD, que nas suas primeiras eleições 18% dos votos e elegeu 45 deputados. Um notável feito na nossa democracia que alterou o jogo político nesses anos.

Hoje, o nível de descontentamento com os partidos é drasticamente superior, há um sentimento de que os atuais partidos são incapazes de se renovar, a sociedade civil tem expressado das mais variadas formas o seu descontentamento e urgencia de mudança. 

E no entanto... esta sociedade civil tem-se revelado no essencial "bloqueada", pois não acredita no  papel que pode desempenhar na regeneração dos nossos nossos principais partidos (em que vota e financia com os seus impostos), como também não foi ainda capaz congregar a vontade de 50 a 100 dos seus elementos mais relevantes, para criar um novo partido capaz de emergir no nosso sistema político.

Pode ser que a vitória de Rui Moreira no Porto, seja percebida pelos membros mais relevantes da nossa sociedade civil, e todos os cidadãos que querem ser parte da solução, que é possível em democracia a mudança no nosso sistema político central (os partidos políticos que concorrem nas legislativas), seja forçando a mudança dos atuais partidos, seja criando um novo partido que concorra contra os atuais, de igual para igual, tal como fez a candidatura de Rui Moreira.

Essa seria a maior vitória de Rui Moreira. Vamos lutar por ela?